terça-feira, 2 de março de 2010

Half the Sky


É sobre a instrução das mulheres nos países subdesenvolvidos e a forma como a instrução abre portas e quebra ciclos de pobreza e violência. Como enviar raparigas para a escola pode mudar as vidas desses países. Explica que permitir que as raparigas aprendam a ler e tenham algum tipo de educação não é só porque “coitadas, também têm direito e tal ...”, nem sequer está muito ligado aos direitos humanos. Está provado que quando as mulheres têm uma vida melhor, apostam na educação dos seus filhos, quebrando o ciclo de violência e pobreza dos seus países. É um investimento no futuro.

A Hillary Clinton explicou porque a atribuição do micro crédito é em 90% dos casos para as mulheres: elas investem, trabalham, mandam os filhos para a escola e pagam o empréstimo, enquanto que, nesses países, os homens utilizam o dinheiro para se exibirem aos amigos.

Outra coisa interessante que este livro chama a atenção, é sobre uma das maneiras que os EUA têm de prever onde vai rebentar um novo foco de violência no Afeganistão: vêm qual é a qualidade de vida \ nível de instrução \ submissão das mulheres dessas zonas.

1 comentário: