sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Histórias antigas III (ou O Vento nos Salgueiros)

O Vento nos Salgueiros é um clássico da literatura infantil, mas só o li o ano passado… A história tem quatro personagens principais numa Inglaterra bucólica e campestre, e estão presente valores como a aventura, a moral e a camaradagem. O livro está dividido em pequenos capítulos que apesar de terem continuação entre si, também fazem sentido se forem lidos sozinhos.
Não é um livro que os miúdos leiam sozinhos, e até é um bocado grande, mas vale a pena ler com eles. E os desenhos são lindos!
A história começa na Primavera, com a Toupeira a fazer a limpeza da sua toca e ao ir dar uma volta descobre o rio, onde conhece o Rato e ficam muito amigos. Algum tempo depois, no verão, o Rato e a Toupeira visitam o Sapo no Salão do Sapo. Ele é muito rico e amigável, mas egoísta e obsessivo por coisas que depois ele abandona (tem a mania do carros).
A Toupeira então quis conhecer o Texugo, que vive no Bosque Selvagem e é anti-social, mas num dia de inverno a Toupeira entra no bosque e perde-se. O Rato vai à sua procura e encontra-a cheia de frio e no meio da neve (claro). Por acaso, acabam na casa do Texugo, que os acolhe e lhes conta os disparates que o Sapo anda a fazer  (estampou seis carros, tinha estado hospitalizado três vezes e gastava a sua fortuna em multas). Como bons amigos decidem fazer alguma coisa pelo Sapo e tentam convencê-lo a mudar de vida, mas sem sucesso. Por isso os três fecham-no em casa até ele mudar de ideias, mas o Sapo consegue fugir e rouba um carro. É preso e depois de muitas aventuras e desventuras e lições de moral e conversas sobre o bem e o mal, o Sapo redime-se e compensa todos os que ele tinha prejudicado, e os quatro amigos ficam todos contentes uns com os outros. 

2 comentários:

Joaninha disse...

Boa, hoje estamos produtivas e elaboradas e eloquentes, que bem que nos faz um jantar num restaurante chique. Acaso ontem discutiram a escolha de novo livro?

Raquel disse...

aaaaahhh...mmmaaaisooooumenoooos.... era suposto?
mas já está escolhido, não está? (3 chávenas de chá?)