domingo, 9 de novembro de 2008

Bel far niente

O que é a suprema beleza de não fazer nada?

Os italianos sabem que têm direito ao prazer, os americanos à culpa e os portugueses, a que julgam ter direito? Eu sinto-me muitas vezes presa às constrições judaico-cristãs, algo que me irrita um pouco e limita. Mas acho que podíamos, enquanto país, especializar-nos em achar que temos direito à felicidade. E se de um dia para o outro as pessoas andassem todas felizes? Com um sorriso na cara tudo é mais fácil...

E, por outro lado, o que é o prazer? Comer faz parte da minha ideia de prazer. Família e amigos também. Chocolate. Caipirinhas. Discutir com pessoas inteligentes. Ler. Descansar. Mergulhar. Ver um bom filme. Andar descalça na praia. Calor. Beijinhos. Descobrir coisas novas. Bolos e biscoitos. Cozinhar....

Sem comentários: