terça-feira, 25 de novembro de 2008

Histórias antigas


O nosso blog anda um bocado parado e como já acabei de ler o livro da Elizabeth Gilbert, lembrei-me de falar de outras histórias que já li. 
Assim de repente, os primeiros livros a sério que li, foram "Os Cinco" da Enid Blyton. 
Também leram? Não são espectaculares? Acho que marcaram (várias) gerações.
As férias enoooormes, os  lanches maravilhosos recheados de scones quentinhos e compotas caseiras, a promessa de uma aventura empolgante e que acabava sempre bem. Claro que com promenores "à época" (as meninas fazem determinadas coisas e os rapazes outras bem distintas).
Li os livros num ápice e sentia-me sempre em férias com a Ana, a Zé, o David e o Júlio. 
Quem leu de certeza que se lembra que "os pequenos" não dizem, "afirmam", "reparam", "advertem", "exclamam", "perguntam". Não há nada como enriquecer o vocabulário desde pequeninos.

2 comentários:

Joaninha disse...

E o Tim... Os cinco, Os sete, As gémeas, a Patrícia, Uma aventura, diz o nome, que eu devorei. Adorava livros de aventuras quando era pequena. Passava horas enfiada num canto qualquer a mastigar os livros. Nas férias ou nos fins-de-semanas em Abrantes punhamos o que tínhamos aprendido em prática. A mais radical era a minha irmã.

Paula disse...

Confesso uma coisa que deve ser considerada vergonhosa: li todas essas aventuras (e adorei) ao som de uma cassete que era sempre a mesma, a rodar por horas infindáveis do lado A ao lado B, para voltar ao lado A, e eu sempre estendida na cama, a viver as aventuras dos outros e a imaginar como havia de os imitar... A cassete ... era dos Beagees!Yeck!