sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Palavras bonitas

Ainda estou no início do livro (em Itália), mas já me identifiquei com a Liz: adoro italiano, sempre foi a minha lingua preferida. Também já quis ter aulas de italiano só porque sim, só porque é bonito. Tive respostas do mesmo género "o espanhol é mais util", "e porque não o francês?", "mas o que vais fazer com o italiano?", lá está: nada. É só porque é agradável de ouvir e falar. 
Há uns tempos fui visitar uma amiga a Milão e os "ciao bella" que ouvíamos na rua eram sempre uma festinha no ego. Quem é que não gosta de ouvir um piropo bem disposto e galanteador?
A minha lua-de-mel foi passada em Itália e sempre que sabiam que eramos recém-casados, respondiam com um sorriso derretido e romântico: "auguri!" (os homens geralmente davam umas palmadinhas nas costas do F.)
A origem do italiano feita pela Liz é surpreendente e a ser verdade, é um luxo e explica muita coisa.

1 comentário:

Joaninha disse...

Boa, assim é que é. Adorei a explicação que ela deu, da Divina Comédia ser a base de tudo. A língua é de facto linda e sim, também eu já me senti super inclinada para a aprender. Na faculdade ainda me inscrevi em italiano (ouvi as mesmas coisas, porque não o castelhano, serve para mais, ou mesmo o mandarim!!!) mas a turma não chegou a abrir. É como o francês, uma língua super romântica. Ainda nunca consegui ir a Itália, mas está definitivamente na minha to do list.