quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Histórias antigas II

Outro livro que me marcou imenso (para além de toda a colecção da Enid Blyton - O Colégio das Quatro Torres, As Gémeas de Santa Clara, A Aventura , Os Sete....) e bastante mais tarde foi "Os Cisnes Selvagens". 
Saía da faculdade e no autocarro já ia a pensar no livro, desejosa de mergulhar outra vez na história. 
"Os Cisnes Selvagens" é um relato na primeira pessoa de três gerações de mulheres que viveram na China no século XX. Está muito bem escrito e ajuda a perceber e ordenar um bocadinho da história da China: a avó da narradora nasceu no inicio do século, ainda tem os pés enfaixados e foi dada como concubina a um general muito mais velho. A mãe fazia parte do movimento comunista e passou por toda a revolução cultural de Mao Tsé Tung (é a parte mais assustadora do livro). A autora vive agora em Londres, é professora, e tem uma vida parecida com a nossa. (!!)

PS - Sabiam que o Noddy é da Enid Blyton? Quem disse que um bebé não nos alarga os horizontes culturais?

1 comentário:

Joaninha disse...

Ok, quando eu era pequenina lia o Noddy, tinha uma série de livros dele e sim sabia que eram da Enid Blyton. Aliás, acho que os meus pais mos compraram justamente por serem da Enid Blyton, presumo que por serem da mesma autora dos livros que os meus irmãos andavam a ler.