quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Livros de Natal
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
E o que é para deitar fora?
Tenho aqui tantos de que gostava de me separar... Não é que sejam lixo mas, de facto, não vou voltar a lê-los ainda que chegue aos cem anos - sugestão de Francine Prose. Também gosto do sujeito - presume-se intelectual - que assume sem rodeios que não quer saber do Wittgenstein. Eu, que ainda me lembro das horas que passei a ouvir um professor qualquer da faculdade a falar sobre Wittgenstein - o génio, o iluminado - sem perceber patavina do que ouvia, rejubilo com a ideia. Se tiver cá algum livro dele, deito-o fora. Out with the bad books, that is my manifesto.
... ao mesmo tempo, também não posso deixar de concordar com o Joshua Ferris, que diz que a par das toalhas mal penduradas das pessoas normais, que vivem em casas com crianças e que não são fanáticas da arrumação, os livros são um must e não são para deitar fora. Eu não quero deitar fora, mas dá-los-ei de bom grado a quem provar tratá-los bem.
Porque os livros são como as relações: de certeza que há um leitor alma gémea espalhado pelo mundo para cada um deles.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Ao meu estilo
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Livro Bonito
Sugestões de Natal
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
E se for para o Natal
Quanto a mim, sei que quero dois livros este Natal: "Annie Leibovitz at work" (17,09 euros via amazon e 29,40 em Portugal, na wook.pt) e "Bolos de encantar da Debbie Brown" (este é por ser de cozinha, duvido sempre da minha capacidade para montar os bolos na realidade e só gosto de os fazer com a minha irmã). Não têm nada a ver um com o outro e gosto mais do primeiro do que do segundo, mas um livro sobre bolos é sempre delicioso. Estes são quase monumentos.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Os 100 Melhores Livros
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Quase perfeito
Até porque na faculdade gozei com os computadores a substituirem os livros (ah! ah! ah! as loucuras da juventude) e deliciei-me com o anúncio do senhor sentadinho na sanita com um computador e seus pertences, teclado, rato e cabos, ao colo.
Até porque há poucos livros em português para o kindle.
Até porque desconfio que aquilo aqueça um bocadinho e emita radiações maléficas e eu tenha um quarto tendencialmente livre de más vibrações (sem velinhas e incenso, no entanto).
Sou atraída por todas as referências ao equipamento. Como este delicioso do New York Times.
Agora, o que eu nunca esperei ver ou sequer sonhar foi com um spray com cheiro de livro novo. Assim acabam-se as minhas dúvidas. Venha o Kindle. Desde que possa usar o spray nele.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Descoberta: "Coco e Igor"
Foi por acaso. Fui ao cinema e vi a apresentação do filme baseado no livro de Chris Greenhalgh, "Coco e Igor". Fiquei cheia de vontade de ler \ ver filme.
A história é sobre o relacionamento da Coco Chanel com o compositor Igor Stravinsky, que durou apenas alguns meses, nos anos 20. O autor faz paralelos entre as vidas dos protagonistas, e diz-se que, enquanto eles viveram juntos, foram os responsáveis pelos maiores sucessos um do outro. Por exemplo foi com Chanel que Stravinsky fez a transição do modernismo para o neo-classicismo, e que a Coco Chanel criou o "Chanel nº5".
A ler \ ver.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
The School of Life
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Curiosidades
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Para aficcionados (as)
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Festa dos livros Gulbenkian 2009
De 26 de Novembro a 23 de Dezembro.
Todos os dias das 10h00 às 20h00 na Loja do Museu Gulbenkian e na Livraria da Sede
Aqui se podem encontrar todas as publicações editadas pela Fundação, a preços reduzidos. De par com os livros, há também objectos com a marca da Fundação e outras sugestões para a época natalícia.
Aqui se podem encontrar todas as publicações editadas pela Fundação, a preços reduzidos. De par com os livros, há também objectos com a marca da Fundação e outras sugestões para a época natalícia.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
A Rua Sésamo é real!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Já que dizes que começou o frio
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Parece que isto está a dar cabo das histórias
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
1º Aniversário
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
A terra das oportunidades
Estou quase a acabar o livro Julie \ Julia. É giro e levezinho. Mas há uma coisa que não percebo... Está bem que se passa nos Estados Unidos... ainda por cima em Nova York onde as boas ideias só estão à espera de quem as ponha em prática para florescer. De certeza que o praticante de canoagem que inventou os crocs e a dona de casa que começou a fazer pins em fimo para as três filhas colocarem nos buraquinhos, concordam comigo, tendo em conta que estão milionários. Também percebo que a história se passa em 2002, numa altura em que os blogs ainda eram uma novidade... eu percebo isso tudo... mas daí à Julie Powel agora ser escritora... calma... Não acham que foi só uma boa ideia que deu certo? Será que ela não se vai transformar naquelas pessoas sempre à sombra de uma coisa boa que fez? E que não se consegue suplantar? Corro o risco de ser brutalmente injusta, mas já apanhei uma desilusão com um livro da Elizabeth Gilbert...
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Será?
Os portugueses estão a ler mais e sobretudo estão a valorizar mais a importância de manter hábitos de leitura, segundo um estudo que faz um balanço positivo dos três anos de actividade do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Segundo o sociólogo António Firmino da Costa, que sexta-feira apresenta na Fundação Calouste Gulbenkian a «Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura - 3º ano», o PNL concertou as colaborações de muitas entidades na sociedade portuguesa «e tem tido resultado muitíssimo interessantes».
«Há muito mais pessoas a ler e há uma subida clara do reconhecimento público da importância que tem a leitura para a sociedade actual e para a vida individual de cada um», afirma o sociólogo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), considerando este um avanço importante «num país que tinha historicamente grandes carências neste domínio e precisava de fazer avanços muito rápidos»."
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Mais boas noticias
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Leituras infantis
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Defensores dos animais e vítimas de enxaquecas
Leituras Digitais
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Mesmo que tivesse o tempo todo do mundo
Não tinha pachorra para passar um ano inteiro da minha vida a ler todo o dia!!! Leram bem "a ler todo o dia"!!!
Mas há uma senhora - americana, claro - que se propôs a fazê-lo. Já está quase no fim do ano em que decidiu que ia ler e rever um livro por dia. Só o stress de ter de o fazer matava a piada - como dá para ver pelas fotos que acompanham o blog. Só pode ser tarada.
Para quem duvida, vão ver o blog readallday.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Absolutamente delicioso!
terça-feira, 6 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
Receitas quase a dormir...
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Paraíso
Também há boas notícias
Os livros de aventuras que Enid Blyton escreveu cativaram gerações, desde finais dos anos 30, sobreviveram às críticas de primarismo, racismo, sexismo, «produziram» imitadores - e ainda hoje, mudados os tempos e os hábitos, «vendem bem».
Até aos anos 80, terão sido vendidos em todo o mundo mais de 600 milhões de exemplares dos mais de 700 livros da autora inglesa.
Da sorte editorial de Blyton em Portugal não são conhecidos números, mas não restam dúvidas de que, a partir dos anos 60, quando apareceram no mercado português, os seus livros - as séries de Os cinco e Os Sete à cabeça - tiveram grande procura, porventura comparável à que tiveram, mais recentemente, os da saga de Harry Potter, da também inglesa J. K. Rowling.
Diário Digital / Lusa"
terça-feira, 29 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Novo Livro
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Adoro livros de cozinha, isso não é novidade nenhuma para ninguém. Este adoro porque é lindo, porque me faz sonhar com a Austrália, porque tem cores suaves e porque tem receitas deliosas. E porque incentiva a convidar amigos para casa - acho que somos meio almas gémeas eu e o Bill.
Podemos começar por umas scallops with garlic butter (pág. 185) depois Rigatoni and chicken bolognese (pág.86) e terminar com uns jam buttons (pág. 96) ou com um sorbet with vodka (pág. 189). A acompanhar umas caipiroskas ou uns mojitos. Perfeito.
Não é o meu preferido, mas é lindo. Sempre que o vejo apetece-me convidar amigos para virem cá jantar.
Qual é o vosso livro de cozinha preferido?
terça-feira, 8 de setembro de 2009
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Primeiro Aniversário!
sábado, 22 de agosto de 2009
Leituras de Férias 2
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Leituras de Férias 1
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
The best novels since 1949 - Times Online
The best novels since 1949 - Times Online
Shared via AddThis
sábado, 25 de julho de 2009
Invejosa
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Ando à procura deste livro!
domingo, 5 de julho de 2009
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Book swap (resumo)
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Book swap
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Os livros de psicologia infantil
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Leituras de Verão
domingo, 14 de junho de 2009
Mergulhos na piscina
sábado, 13 de junho de 2009
Leituras de férias
Nós obviamente estamos de férias. A ler os nossos livros à beira-mar, em Portugal ou em Espanha. Quem não lê livros lê revistas, que é o meu caso. Revistas de babar, que são a minha perdição. Quilos de revistas. E mergulhos no mar.
A foto é pirosa, mas ficam com uma ideia. Espero que o autor não se zangue muito comigo...
domingo, 7 de junho de 2009
BookCrossing
quarta-feira, 3 de junho de 2009
terça-feira, 2 de junho de 2009
Circular, monótono e desinteressante
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Lembras-te...?
Um escritor brasileiro, Fernando Sabino, produziu, para deleite dos leitores, O Menino no Espelho. São horas de diversão garantida. Ler esta obra é reviver as aventuras da época mais despreocupada da vida de cada um. Fernando, o protagonista, tem, no início do livro, sete anos e uma mente absolutamente engenhosa e imaginativa. As suas aventuras cativam e divertem qualquer leitor. É um livro que não escolhe idades. Um caso típico de ler para crer.
Invistam e divirtam-se!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
A vida como ela é
Vamos à partilha
Partilhar é um bom verbo, gosto da Sharing song do Jack Jonhson. Esta foi a livraria de que mais gostei. À frente da Magnolia Bakery, em NY, em 2001, antes do 911. Acabadinhos de casar um ano antes, com um grupo de trabalho, mas divertido. Muita conversa, muito passeio, muito fixe. A livraria é especializada em biografias, que nos permitem aprender muito. Além disso é muito simples mas bonita. A fotografia retirei do google. As minhas têm sempre gente conhecida à frente. Não gosto dessa exposição.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Coisas bonitas para ver
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Continuação de um post anterior - Petzi
Ainda os temos todos, à espera que o mais pequenino os consiga ler e apreciar.
Esta banda desenhada não tinha balões, lembram-se? As falas eram postas em legenda em cada quadradinho. Dava sempre a sensação que estávamos a ver um filme mudo.
terça-feira, 19 de maio de 2009
A tomar nota
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Histórias antigas
quarta-feira, 6 de maio de 2009
O Segredo do Sucesso ou a Regra das 10 mil horas
"Outliers", escrito por Malcolm Galdwell, examina os factores que contribuem para os elevados níveis de sucesso de determinadas pessoas. Estuda vários casos, desde Mozart a Bill Gates, por exemplo, procurando descobrir as razões das suas vidas extraordinárias. E afinal o segredo é simples... Por todo o livro Gladwell menciona, repetidamente, a “regra das 10 mil horas”, ou seja, afirma que a chave para o sucesso em qualquer campo é apenas uma questão de praticar uma determinada tarefa durante 10 mil horas. Trabalho, trabalho e mais trabalho. O livro conclui que o talento é importante, mas sem dedicação e trabalho não se vai a lado nenhum.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Novo livro!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
O sexo do meio
O livro é lindo e cativante. A capa é horrorosa e deprimente - nunca, mas digo mesmo, nunca entraria numa loja para o comprar se andasse a fazer window shopping, que é algo que faço muito, sempre é mais barato do que entrar e comprar mesmo. A história dura oito décadas, tem amor, guerra e crimes, é delicioso. Estou a devorar, por isso é que não tenho tido tempo de escrever. Leiam.
Choose Civility
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dia Mundial do Livro
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Falta de tempo
segunda-feira, 30 de março de 2009
Preparem-se
sexta-feira, 27 de março de 2009
Sugestão
segunda-feira, 23 de março de 2009
Tempo para ler
P.S. O nosso jantar de trocas de... han... livros tem de ser adiado para as férias da Páscoa, entrega das avaliações oblige. Depois explico.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Títulos que não se esquecem
Há títulos que não se esquecem. Este livro é um deles e anteontem recordei-o ao ver um filme muito giro "Dan in real life" ou "O amor e a vida real" com o delicioso Steve Carrel.
Lembro-me de ouvir dizer, a alguém muito sábio, que somos todos iguais, e que até o papa tem de evacuar (a expressão é mais ou menos esta).
Também me lembro de uma amiga que tinha uma amiga que tinha nojo de si mesma por fazer cocó.
O livro é bom porque é honesto. É a vida real.
quarta-feira, 11 de março de 2009
O poder do MKTG... ou não
Quando vejo os grandes instrumentos de marketing usados para a promoção de livros, geralmente desconfio. Os únicos casos em que não desconfio (tanto) são os livros de autores de que gosto muito. Recentemente vi as livrarias cheias de livros dentro de saquinhos ou com outras prendinhas (que não servem para nada) associadas. Porquê? É o MKTG - vamos oferecer um melhor produto às pessoas. O único problema é que em relação aos livros as pessoas só querem bons livros. Invistam antes nos livros em si - no conteúdo e no grafismo, que também é importante.
Este pequeno intróito serve para falar sobre o que é chamado o primeiro livro de cães e que foi mundialmente difundido pelo poder do MKTG. "Marley e eu" conta a história de um cão e da extraordinária presença que tem na vida de uma família. Foi o livro de estreia de John Grogan e OK, aqui o livro era mesmo bom. Antes, já tinha lido, e adorado, o "Cão como nós" do deputado poeta Manuel Alegre. Tocou-me muitíssimo, apesar nunca ter tido cães.
No entanto, quando vi este "Marley e eu" na livraria embirrei com ele. Por causa do MKTG. Por ser impingido.
Já em relação aos filmes é diferente: podem ter MKTG à vontade (adoro o MKTG underground do filme animado "Coraline", que despachou inúmeras caixas únicas e com ar de baú de tesouros pelo mundo fora para vários bloggers - para mim não, tenho imensa pena). Estou cheia de vontade de ir ver o filme feito a partir do "Marley e eu". E recordar o cachorrinho amoroso igual ao Marley que foi o Woody e que é o meu modelo de beleza para cães labrador.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Pesquisa
Disclosure
Os meus livros preferidos são o "Italy" do Jamie Oliver e o "Livro das técnicas culinárias" de Le Cordon Bleu. Sou capaz de os folhear todos os dias. Também gosto muito do "Petiscar com estilo" do José Avillez, cuja criatividade aprecio muito. O livro "Doce vida" do Luís Baena é um luxo, com sobremesas maravilhosas. E podia continuar a noite toda nisto, mas não quero cansar ninguém.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Música
terça-feira, 3 de março de 2009
Por outro lado, adoro o David Pogue, o especialista do NYT que escreve o artigo e se ele disser que é para comprar, eu compro.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Livros de colorir 2
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Troca de ideias
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Os Pilares da Terra
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Girly stuff
A ideia é muito simples e consiste em reunir um grupo de amigas e em cada uma reunir um conjunto de roupas ou acessórios que já não usa para fazer uma troca nesse encontro. O objectivo é ter roupa ou acessórios novos e, ao mesmo tempo, libertar o roupeiro de coisas que não usamos. Não é para despachar roupa ou brincos estragados, ok? É para escolher coisas que não usamos porque deixaram de servir ou porque não usamos ou porque nunca conseguimos que condigam com nada. Percebem do que estou a falar, não é? Estarão interessadas? É um dos temas em cima da mesa no nosso próximo encontro, esta semana. Pensem nisso.
Ok, eu sei que isto é um clube de livros, mas nós somos miúdas.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Lobo Antunes
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Fevereiro na Bulhosa
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Personagens
:)
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Amsterdão
A nossa nova escolha é "Amsterdão", o livro fenomenal (um dos) de Ian McEwan, escritor inglês genial. Li muitos livros dele e adorei todos, provocam sentimentos, fazem-nos pensar. Também gostei muito do "A Praia de Chesil", que é angustiante, mas belo.
McEwan ganhou montes de prémios e é equiparado ao Roth norte-americano.
Sobre o livro, a Fnac diz: "Numa gélida manhã de Fevereiro, dois velhos amigos - agora figuras sociais destacadas - reencontram-se num crematório londrino para prestar a última homenagem à antiga amante comum, Molly Lane. Nos dias que se seguem, os homens estabelecem um pacto cujas consequências nenhum deles poderia prever. Um romance fabuloso, revelador da sabedoria, do humor desarmante e do talento extraordinário de Ian McEwan para prender o leitor do início ao final da obra, tentando desesperadamente compreender porquê Amesterdão."
Preço: 13,50 euros.
Quem quiser pode ler o excerto.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Pó dos livros
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Alguém pediu um Fernando Pessoa?
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
tornar-se um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Fernando Pessoa
Coisas bonitas para ver ;)
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Vazio
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Encontros na Bulhosa
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Livros bonitos 3
Livros bonitos 2
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Livros bonitos
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Livro que estamos a ler...
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Janeiro já está
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Politiquices (e livros) à parte...
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Porque é que nasceu o clube?
Na mesa de cabeceira
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Panic not
Panic not my dear, as livrarias estão cheias de livros giros. Entrei agora no Philip Roth, tem uma dose de private jokes dedicadas a quem leu toda a sua obra anterior, mas está muito bem construído. Passa-se em parte em Nova Iorque, o que, só por isso, é apelativo para mim.
É muito contemporâneo, é muito masculino, fala de envelhecimento e de solidão e de desespero por "ter" gente. Apesar disso, estou a gostar, penso muitas vezes nas coisas em que ele pensa e já lá encontrei duas ou três considerações de génio, daquelas que tens de ler duas ou três vezes para apreender todo o significado.
No entanto, não sei se o posso indicar como "o" livro para o exigente clube de livros e suas leitoras, mas se estás cheia de vontade de ler qualquer coisa pega neste numa livraria, há uma bem fixe ao pé de tua casa, e vê o que achas.